Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: C. crex

Nome Científico

Crex crex
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Corn Crake


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Codornizão

O codornizão é uma ave gruiforme da família Rallidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) krex = fanfarrão, barulhento; ave pernalta mencionada por Heródoto, Aristófanes, Aristóteles e outros autores, identificado com uma larga variedade de aves pernaltas (presumivelmente um nome onomatopaico). ⇒ Ave pernalta barulhenta.

Características

Mede entre 27 a 30 centímetros de comprimento, apresenta envergadura entre 42 e 53 centímetros. O peso dos indivíduos machos varia entre 129 e 210 gramas, apresentando peso médio de 165 gramas. A fêmea da espécie pesa entre 138 e 158 gramas, apresentando peso médio de 145 gramas.
É um ralideo de porte médio. A plumagem é semelhante para ambos os sexos, entretanto a fêmea é um pouco menor em tamanho e apresenta a porção dorsal um pouco mais amarronzada do que o macho da espécie. A plumagem geral da parte superior é marrom com estrias pretas. Na porção ventral a barriga é cinza amarronzada com os flancos na coloração canela e barrados. A face e as asas apresentam marcas cinza e rufa.
O bico é curto e de cor rosada. A íris é castanha. Os tarsos e pés são de coloração cinza claro.
A vocalização é repetitiva e dissilábica crex, crex.
O filhote apresenta coloração preta no bico, pernas e corpo.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

A dieta do codornizão inclui uma vasta gama de invertebrados encontrados em plantas, e sobre e dentro do solo. Vertebrados pequenos tais como peixes e anfíbios são também consumidos ocasionalmente.

Reprodução

O codornizão nidifica em terra aberta, fazem muito uso de vegetação do pântano para construir seu ninho. Criadouros tradicionais são prados com grama alta ou outras ervas altas, mas alguns ninhos em campos de pastagens são encontrados. Menos frequentemente nidifica em pântanos, turfeiras e jardins. O tamanho da sua postura é de cerca de 10 ovos. O tempo de incubação é, em média, 18 dias. Depois de cerca de duas semanas da eclosão, a fêmea abandona a ninhada. Os filhotes não voam até cerca de 35 dias de idade.

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Reproduz na Europa e na Ásia Central e no Oeste da China. passa o inverno na África subsaariana. Registrado pela primeira vez para a América do sul no arquipélago de Fernando de Noronha em 28 de novembro de 2012 (Burgos & Olmos, 2013).

Referências

Galeria de Fotos